A primeira tatuagem // Dor, experiência, significado e conselhos

A primeira tatuagem // Dor, experiência, significado e conselhos

A primeira tatuagem é sempre um momento importante e por isso, apesar do vídeo no Youtube, não podia deixar de fazer este post.

Estava tudo ansioso por saber que tatuagem eu tinha ido fazer, já que no dia em que a fiz fui partilhando alguns momentos no Snapchat mas sem nunca revelar que tatuagem seria. Mas queria compilar os vídeos e fazer algo fofinho para vocês que mostrasse os vários momentos desse dia que foi um dia de muito stress.

Basicamente comecei com um ataque de ansiedade na noite anterior, não dormi praticamente nada, mal conseguia respirar e senti-me mesmo muito mal. De manhã nem fome tinha mas o Zé lá me convenceu a comer porque é essencial não ir fazer uma tatuagem de estômago vazio, já que corremos sérios riscos de desmaiar. Estava muito nervosa, principalmente porque não sabia quanto é que ia doer, qual o tipo de dor, se era horrível ou suportável… Acredito que para quem nunca fez uma tatuagem seja esta a maior dúvida e que faz com que ainda não tenham avançado.

Eu nunca fui mega fã de tatuagens e não era capaz de ter o corpo todo tatuado, mas sempre adorei algumas tatuagens pequenas e há muitos anos que sonhava fazer uma tatuagem nesta zona das costelas. Pensei em várias coisas mas “Hakuna Matata” foi sempre a mais forte, é algo que tem muito significado para mim, faz parte do meu filme de animação favorito e foi o primeiro filme que vi no cinema. Demorei alguns anos a maturar esta ideia, a pensar se não me iria arrepender, se estava mesmo disposta a fazê-lo, etc etc etc, mas a ideia foi ficando cada vez mais firme e nesta altura de mega viragem na minha vida achei que era a altura ideal para o fazer.

 

A dor

Tinha tentado falar com várias pessoas que tinham tatuagens para perceber o tipo de dor, mas não conheço ninguém que tenha uma tatuagem neste sítio e portanto as respostas eram relativas. A dor depende de sítio para sítio e de pessoa para pessoa, portanto cada um sente à sua maneira, no entanto as costelas são consideradas dos sítios onde dói mais. Claro que a dor também depende do tamanho da tatuagem, e da quantidade de tinta necessária, porque para fazer apenas uma frase é algo tão simples que demora literalmente 5 minutos (foi quanto demorou a minha) e portanto a dor é pouca porque termina rapidamente.

Ao que equivale a dor? A uma sensação de ser arranhado. Em algumas zonas é um arranhar menos profundo, que dói menos, noutras um arranhar mais profundo e c com mais força e portanto dói mais. No meu caso a zona mais perto das costas não doeu quase nada (um 3 em 10) e a zona mais junto ao peito é que doeu mais (um 8 em 10). Mas como disse, foi tão pouco tempo que foi completamente suportável.

Durante o primeiro dia senti a zona a ader e durante os 2 ou 3 dias seguintes ardia-me se usasse soutien ou roupa muito justa naquela zona. Mas depois desse tempo já não senti mais nada, nem me lembro que a tenho.

 

A experiência

Ia super super SUPER nervosa mas fui muito bem recebida no estúdio. Já conhecia o tatuador porque tinha tatuado um amigo meu e eu tinha ido lá numa da sessões dele, mas como marquei a tatuagem pelo Facebook não sabia que era esse o tatuador que me ia calhar. Mas se se sentirem melhor, passem no estúdio para marcar e falem logo com o possível tatuador, que de certeza que vai ajudar a sentirem-se mais confortáveis e vos vai dar algumas dicas de coisas a fazer na noite antes e no dia da tatuagem.

O Miguens tentou deixar-me super à vontade, falou de muitas coisas enquanto preparava os materiais para que eu fosse descontraindo e disse-me que se não estivesse a aguentar a dor ou me sentisse mal que bastava avisar que parávamos as vezes que fossem necessárias. Não parámos vez nenhuma, porque foi algo mesmo super rápido, mas durante a tatuagem também me foi sempre perguntando se eu estava bem, se me estava a sentir bem.

Levei na pen o desenho que queria, expliquei onde queria a tatuagem, ele imprimiu a imagem, meteu a folha na zona onde eu queria tatuar para ver se estava num bom tamanho e depois fez o stencil e aplicou. Fui ao espelho verificar se era ali, se estava tudo conforme eu queria, para podermos dar início à tatuagem. É giro porque podemos logo ver como a tatuagem vai ficar e se for preciso podemos mudar de sítio ou fazer alguma pequena alteração antes de tatuar definitivamente.

Deitei-me na marquesa de lado e o Miguens deu-me uma picada ainda sem tinta para eu perceber o tipo de dor. Isso foi crucial para me deixar mais relaxada e a tatuagem ter corrido muito melhor. Tal como disse acima o maior medo de toda a gente que ainda nunca fez uma tatuagem é não saber o tipo de dor, ter medo de chegar lá e ser uma dor tão horrível que não é capaz de aguentar ou se sente mal, por isso ter um tatuador que nos deixa à vontade é mesmo o melhor.

 

Significado

Cada um faz o que quer no seu próprio corpo, mas sinceramente não sou muito apologista de fazer tatuagens só porque sim, só porque o desenho é giro. Não era capaz de encher o corpo de bonecada só porque há muitos desenhos que acho bonitos. Por isso acho que, principalmente para primeira tatuagem, devem escolher algo que tenha mesmo um significado especial para vocês e que tenham a certeza que vão adorar e não se vão fartar nunca.

Pensem bem, deixem passar algum tempo e façam a tatuagem apenas quando tiverem a certeza que é aquilo que querem. No meu caso demorou mais de 6 anos, mas tenho a certeza que não me vou arrepender dela.

Quanto ao significado da minha tatuagem, Hakuna Matata é uma expressão em suaíle, língua falada na África oriental, que significa “não há problema”. A expressão foi popularizada com o filme Rei Leão onde ganha a dimensão de uma filosofia de vida sem nos preocuparmos com aquilo que não podemos resolver. E foi isso que quis trazer um bocadinho mais para a minha vida, deixar de me preocupar com coisas que ainda não acontecer ou com coisas que já aconteceram mas que não há nada que possa fazer a respeito delas e viver mais o presente e as coisas boas da vida.

 

Conselhos

1. Fazer uma tatuagem é algo bastante importante, porque vai ficar na vossa pele para sempre, e portanto deve ser feito em consciência e não por brincadeira;

2. Mesmo que queiram fazer uma tatuagem com um namorado ou com uma amiga, não tenho nada contra, mas têm de estar conscientes que é algo que vai ficar permanentemente ali mesmo que a relação ou a amizade acabe. Se vivem bem com isso, então vão em frente!

3. Muitas vezes os nossos pais são o principal impedimento de fazermos uma tatuagem ou um piercing, aconteceu o mesmo comigo e ainda hoje, com 26 anos e já longe de viver na casa deles, o meu pai disse-me claramente que não aprovava. Já a minha mãe torceu o nariz quando disse que ia fazer mas depois viu e disse que estava gira, acho que gostou principalmente por ser pequena e discreta. Se acontece o mesmo com os vossos pais devem tentar falar com eles abertamente, explicarem o que faz com que o queiram fazer e se são maiores de idade e são vocês que vão pagar a tatuagem, pois bem não é que os vossos pais vos vão expulsar de casa depois de a fazerem, certo? Mas claro que termos a aprovação das pessoas que mais gostamos é importante, mas nem sempre é possível;

4. Procurem um estúdio de confiança, falem com as pessoas que conhecem que têm tatuagens e comparem preços. Se forem fazer algo super simples não precisam de procurar um tatuador que seja fantástico em desenho e pormenores, mas se vão fazer algo mais complexo convém procurarem um tatuador que seja especialista no tipo de desenho que vocês querem porque embora possa sair mais caro vai com toda a certeza sair um trabalho MUITO melhor;

5. Se vão fazer a tatuagem de manhã, como foi o meu caso, bebam bastante água no dia anterior, tentem dormir bem e comam bem de manhã. Não consumam álcool, drogas ou comprimidos para aliviar as dores antes da tatuagem porque isso irá fazer com que o vosso sangue fique muito mais líquido e não só vos vai doer muito mais como vão dificultar muito o trabalho do tatuador;

6. Depois da tatuagem não podem ir à praia durante algum tempo pois a tatuagem não pode apanhar sol direto;

7. No meu caso o tatuador aconselhou-me a durante os primeiros três dias não aplicar qualquer tipo de creme e ao fim desses dias começar a aplicar Bepanthene até cicatrizar. Isto porque como a minha tatuagem é super pequena e com linhas finas, hidratar muito logo nos primeiros dias poderia fazer com que a pele rejeitasse a tinta e a tatuagem ficasse super apagada. Ainda assim o primeiro A precisa de ser retocado, mas o resto ficou ótimo. Nunca tapei a tatuagem com película aderente nem nada disso, deixei sempre eu apanhasse ar, usando roupa mais larga que tapasse para não apanhar sol. Nunca dei por ter deitado tinta nem aquela espécie de goma que muita gente diz que as tatuagens largam ao cicatrizar, provavelmente por ser pequena;

8. Ao dormirem, se a tatuagem for grande, pode largar tinta e sujar os lençóis por isso nesses casos podem dormir com ela tapada com película aderente;

9. Se a vossa tatuagem é num sítio em que apanha bastante sol, ou sempre que fique exposta ao sol, devem aplicar protetor solar (existem até protetores especiais para tatuagens como este por exemplo);

10. Apesar de não serem necessários nenhuns cuidados muito especiais depois da pele cicatrizada (processo cuja duração varia dependendo do tamanho da tatuagem e da zona), se querem que a vossa tatuagem se mantenha bonita devem hidratar e proteger sempre bem a zona que foi tatuada para evitar aquele aspeto demasiado verde ou acinzentado que as tatuagens vão ganhando com o tempo.

 

Follow:

10 Comments

  1. Ana
    10 April 2017 / 3:44 pm

    Olá, posso perguntar a que estúdio foste fazer a tatuagem? Obrigada

  2. 22 July 2016 / 8:44 am

    Se puder dar outra sugestão, principalmente se fizerem uma tatuagem grande e a cores é muito normal sair tinta. Em caso de dúvida falem com o vosso tatuador.
    Eu fiz isso porque saiu imensa tinta, mandei foto pelo face ao tatuador que ao ver disse ser normal por ser grande e com cores, e que daí a um mês o fosse ver para retocar se necessário. Não foi preciso retocar e ele deu-me imensa confiança.

    Outra coisa, pode doer depois, a minha perna doía sempre que dava os primeiros passos de manhã, mas convenhamos que uma tatuagem de mais de 30cm de comprimento feita uma só sessão faz mossa 😀

    • 22 July 2016 / 8:46 am

      Ah o meu pai ficou, literalmente doente durante uns dias depois de ver. Eles não sabiam, eu vivo na Holanda e eles viram no skype.
      Passou-lhe quando soube o significado.

      Já a segunda ele aceitou muito melhor.

  3. 21 July 2016 / 2:51 pm

    Nem sabes o quanto o teu post me ajudou!
    Ainda estou na fase de escolher o dia em que a vou fazer.
    A tua tatuagem tem muito que me diz. O meu filme favorito é o Rei Leão e está muito ligado à minha família porque o víamos (quatro, cinco vezes) todos os fins-de-semana. Era o nosso momento. 🙂
    A tatuagem que gostaria de fazer era algo que significasse nós os quatro lá em casa.
    Já pensei num trevo (quatro folhas), já pensei numa pulseira com pendentes que representasse cada um de nós…
    Acho que vou falar com o tatuador para que juntos decidamos um desenho final.
    Obrigada pelas dicas!

    with love,
    Utopia

    • 21 July 2016 / 4:06 pm

      Anda bem que pude ajudar alguma coisa 🙂 sim fala com o tatuador e pede a ajuda dele, e podes também pesquisar tipo “family tattoos” no Google e ver se encontras algo que gostes. Um beijinho*

  4. Susana Monteiro
    21 July 2016 / 2:04 pm

    muito gira! tenho exactamente a tua idade (ahah) mas já fiz a minha tatuagem há 3 anos acho eu, só que por acaso os meus pais nessas questões nunca foram nada problemáticos, e como a tatuagem que fiz até tem a ver com a família e é super discreta mesmo, foi na boa! 🙂 agora já penso na segunda, mas quero ir com calma, vai ser algo muito discreto também porque tal como tu não me imagino nada toda tatuada nem gosto de ver mulheres com tatuagens gigantes.

    Beijinhos *

    • 21 July 2016 / 4:05 pm

      Pois, tens uns pais de mente mais aberta que os meus :p O meu pai ainda não viu a tatuagem, só soube por telefone antes de ir fazer, mas eles nunca gostaram de tatuagens nem de piercings. Sim, o sítio que escolhi foi exatamente por ser super discreto, é preciso esforçar-me muito para conseguir mostrar a tatuagem, com a maior parte das blusas não se vê e isso é o que gosto mais 🙂 Um beijinho*

  5. 21 July 2016 / 12:48 pm

    Bom post para quem quer fazer tattoos. Não me arrisco na primeira porque sei que não me livraria da segunda, da terceira, da quarta… até estar tipo raúl meireles LoL.

    L*

    • 21 July 2016 / 1:02 pm

      Mas se gostas, porque não? 🙂 Um beijinho*