As apps mais úteis para bloggers #blogging101

As apps mais úteis para bloggers #blogging101

A cada duas semanas, à terça-feira, iremos ter novo post com muitas dicas para bloggers, tanto as que estão a começar, as que ainda querem começar como as que já têm um blog e querem continuar a dinamizá-lo e a fazer todos os dias um melhor trabalho.

As apps mais úteis para bloggers é um artigo que já vinha a ser prometido há algum tempo mas achei que fazia mais sentido escrever primeiro sobre coisas mais básicas como as que escrevi até agora e só depois começar a entrar em coisas que só vão necessitar depois de já terem o vosso blog criado.

Passamos a maior parte do nosso dia agarrados aos nossos telemóveis e usamos cada vez menos os nossos computadores. Como blogger é essencial que muito do trabalho seja feito no computador, mas é um trabalho a “tempo inteiro” e por isso há muitas aplicações de telemóvel que vão dar um jeitão. Não quer dizer que não existam outras também muito boas ou até algumas alternativas às que apresento aqui, mas escolhi as que para mim são as apps mais úteis para bloggers, aquelas que eu pessoalmente utilizo todos os dias e portanto sobre as quais vos posso falar melhor.

 

Evernote

Antes de qualquer post, antes mesmo de qualquer blog surgir, é necessário ter ideias. O problema é que as ideias podem surgir a qualquer momento, a respeito de qualquer coisa que vemos ou ouvimos, e nem sempre temos um caderno à mão. A melhor aplicação de notas que encontrei até hoje foi esta, porque permite guardar imagens, fotos, texto, áudio… e permite pesquisar até mesmo se o texto estiver dentro de uma imagem, tornando muito mais fácil encontrar tudo o que vamos guardando ao longo do tempo. Já para não falar que tem imensas integrações e por isso permite ligar a aplicação a outras aplicações, e usar tanto do telemóvel como no computador, facilitando imenso o trabalho. Vão a conduzir e tiveram uma ideia fantástica para o blog mas não conseguem escrever no momento? Gravam uma faixa de áudio e guardam no Evernote 🙂

 

Pocket

Para além das ideias que surgem da nossa cabeça, acontece ao navegarmos perdidos no mar da internet encontrarmos dezenas de artigos que podiam ser muito úteis ou que nos parecem ter potencial mas não temos tempo para ler no imediato. Mais de 90% deste material acaba por perder-se e nunca mais o voltamos a encontrar, a não ser que usemos o Pocket. Esta app permite guardar links com um simples clique, tanto no telemóvel como no computador, podendo aceder-lhes mais tarde seja para ler com tempo ou para reler algo que nos parece útil. Eu utilizo essencialmente para guardar links de material para o blog, sejam inspirações ou artigos com informação que complete um post que estou a escrever.

Pinterest

E falando em inspiração, não podemos deixar de nos perder no Pinterest algumas vezes por semana. Muita gente acha que o Pinterest só tem imagens mas isso é um engano, através do Pinterest podemos encontrar MUITOS artigos super úteis ou formas diferentes de apresentarmos um artigo que estamos a escrever. Já para não dizer que é o local ideal para tirarmos ideias para as nossas próximas fotos.

 

Any.DO

Habitualmente uso uma agenda física, porque adoro ter tudo escrito em papel. Mas para quem passa bem sem o papel esta app pode ser a salvação para se manterem organizados em qualquer altura. A Any.DO é uma app que pode ser usada tanto em mobile como em desktop e que permite fazerem a vossa lista de tarefas, arrumá-la por prioridades, dias, horas e até por grupos (pessoal, trabalho, etc). É também possível adicionar sub-tarefas a cada tarefa principal, como por exemplo adicionar a tarefa “Ir às compras” e como sub-tarefa fazer a lista de compras. Para além disso permite colocar alarmes fantásticos para nos lembrar de alguma coisa e ainda colocar o widget da lista de coisas a fazer diretamente no ecrã principal do telefone. E há lá melhor sensação do que riscar tarefas depois de as concluir?

 

WordPress/Blogger

A maior parte dos blogs são criados ou no WordPress (já expliquei aqui a diferença entre WordPress.com e WordPress.org) ou no Blogger. Por isso é muito útil instalarem a aplicação correspondente à plataforma do vosso blog para que possam em qualquer lugar gerir comentários, fazer uma correção rápida de um post ou criar um post novo. Normalmente faço a maior parte das coisas do blog diretamente no computador, mas já aconteceu estar fora de casa ou estar em viagem e precisar de editar ou gerir alguma coisa e sei que usando a aplicação é mil vezes mais rápido e fácil do que acedendo pelo browser do telemóvel.

 

VSCO

Não há dúvida que uma edição feita com um editor profissional, como o Photoshop por exemplo, quando bem feita tem um resultado muito melhor do que editores automáticos e mais amadores. No entanto o VSCO é sem dúvida a melhor aplicação para manterem o feed do vosso Instagram coerente e as fotos do vosso blog igualmente dentro de um tema. Quando entramos numa página (seja Instagram, blog ou site) sentimos vontade de ler mais se a página for organizada, coerente e se as imagens conjugarem umas com as outras de forma harmoniosa. Quando entramos numa página com fotos umas de cada tamanho, algumas fotos muito bem tiradas outras completamente amadoras, umas com cores super berrantes outras com tons pastel, tudo parece uma confusão e fugimos dali o mais depressa possível. Procurem tirar fotos com qualidade, pensarem muito bem antes de colocarem o que quer que seja online e mesmo que achem que estão há muito tempo sem postar (principalmente no Instagram) mas não têm nada de novo com grande qualidade, mais vale ficarem mais um dia sem postar do que caírem na tentação de postar alguma coisa só porque sim e que vai destruir por completo o trabalho cuidado que têm feito até então.

 

 

Espero que tenham gostado destas dicas, se usam habitualmente outras aplicações deixem as vossas sugestões nos comentários 🙂 Um beijinho ♥

 

Follow: