Como começar um blog? #blogging101

Como começar um blog? #blogging101

Depois do artigo que escrevi o mês passado sobre 5 coisas que gostava de ter sabido antes de criar o blog foram muitos os e-mails que recebi com diversas perguntas. Algumas meninas que já têm blogs e que queriam algumas dicas, outras que querem saber como começar um blog. Pedi também ajuda às meninas do grupo fantástico do Whasapp, já que algumas delas têm blogs e outras gostariam de começar um.
Não vou conseguir explicar tudo num so post por isso achei que criar uma rubrica dedicada ao assunto poderia fazer sentido.

Caso tenham dúvidas sobre este assunto, por favor continuem a enviá-las no formulário “Pergunta à Maria” que vou tentar responder a todas e enquadrar posteriormente as vossas dúvidas nesta rubrica.

Desde que as bloggers começaram a ganhar mais exposição em Portugal, e o meu próprio blog foi tornado do conhecimento público de todos os que me rodeiam, várias vezes me deparo com perguntas sobre o assunto. Afinal o que é preciso para ter um blog? Qualquer pessoa pode criar um? É difícil? Consome muito tempo? Quanto é que se ganha com um blog?

Costumo dizer que como começar um blog é fácil, o mais difícil é ter um blog organizado, estruturado e atualizado que nos dê realmente gosto em continuar. Mas vamos começar pelo início.

 

Qual o teu objetivo?

Antes de começar deves perguntar a ti própria porque é que queres começar um blog. Estás à procura de um local para expressar a tua criatividade ou alguma paixão fora da rotina diária? É uma extensão da área em que já trabalhas? É um complemento a um novo negócio que queres iniciar? É bastante importante que tenhas bem presente o motivo que te levou a começar, porque isso vai ser o teu combustível em muitas outras circunstâncias.

 

Não te preocupes em não fazer tudo bem

Ninguém nasce ensinado e o mundo digital está em constante mudança. Quando inciei nem exista o Instagram e agora é uma das redes sociais mais importantes. É natural que estejas em constante aprendizagem e só com as mãos na massa é que vais ganhar alguma estaleca para superar desafios. Se ficares à espera de saber tudo sobre blogs para começar.. nunca vai acontecer.

 

Escreve qualquer coisa

Muita gente fica ansiosa porque não sabe o que escrever no primeiro post, quer algo relevante, idealizou determinada coisa e não estando feliz com nada do que está a conseguir produzir acaba por nunca avançar. Nada como um primeiro post em que te apresentes, fales um pouco sobre as tuas motivações para a criação do blog, sobre os teus objetivos e o que planeias fazer principalmente a curto prazo. Isso dará às pessoas vontade de voltar.

 

Experimenta, experimenta e experimenta

Dificilmente o teu blog terá centenas ou milhares de seguidores em poucos dias, e se isso pode parecer mau na verdade é ótimo porque te dará espaço para iniciar com calma, experimentar tudo e mais alguma coisa e optar pelo que realmente funciona. Seja o layout, a maneira de escrever ou de editar fotografias, a maneira de divulgar, ou outra coisa qualquer. Poder ter algum tempo longe da “ribalta” para ir testando o mercado é algo muito positivo.

 

No próximo post desta rubrica falarei sobre plataformas gratuitas e pagas para criação de blogs, domínios e alojamento próprio. Curiosa? Então fica atenta 🙂 ♥

Follow:

2 Comments