Como escolher o nome e o design do blog? #blogging101

Como escolher o nome e o design do blog? #blogging101

Long time no see! Verdade, esta rubrica começou muito bem mas acabou perdida na quantidade de coisas novas que tenho tido para partilhar com vocês. Mas estamos de volta e desta vez mais regular: poderão contar com um episódio de #blogging101 terça-feira sim, terça-feira não. E podem deixar as vossas perguntas para ajudar a criar conteúdo para esta rubrica.

Comecei por dar algumas dicas gerais de como começar um blog e já expliquei quais as melhores plataformas para iniciar e a diferença entre as plataformas pagas e gratuitas.

Hoje trago algumas dicas sobre como escolher o nome e domínio do blog assim como o seu design.

 

Como todos sabemos, a primeira impressão é extremamente importante e o nome e design do nosso site são os primeiros dados através dos quais os utilizadores avaliam a nossa página. Por essa razão é que estes dois itens são de extrema importância e devem passar exatamente a mensagem certa.

 

1. O nome deve ser curto, fácil de memorizar, fácil de escrever e diferenciador dos demais blogs e sites existentes principalmente dentro da mesma área.

2. Devem fazer uma lista de nomes possíveis e pesquisar não só quais os domínio disponíveis como pesquisar no Google para perceberem se existe algo com esse nome que seja bastante relevante e que vá fazer sombra à vossa colocação nos motores de busca.

3. Quem diz verificar se o domínio está disponível diz também verificar a disponibilidade nas redes sociais.

4. Depois de um nome escolhido e registado é altura de pensar no layout, no design que o blog terá e a mensagem que irá transmitir. O layouts minimalistas são cada vez mais adotados pois permitem dar maiordestaque ao conteúdo que colocamos no site.

5. Dependendo da plataforma que selecionarem existem imensos locais onde podem fazer download gratuito ou comprar o vosso template. De notar que os templates comprados acabam por ser muito mais customizáveis sem recorrer a programação e têm mais qualidade. O template atual deste blog foi comprado no site creativemarket.com.

6. Para além de pensarem num design bonito devem também deixar o blog o mais funcional possível para que a navegação seja fácil, não seja confusa e as pessoas encontrem facilmente os posts novos e os posts das temáticas que procuram.

7. Para completar um nome exímio e um layout clean e inspirador, devem ter extrema atenção aos conteúdos que colocam no blog. Fotos de má qualidade, ou imagens cada uma de seu tamanho, texto com demasiados negritos, demasiados sublinhados ou demasiado enfeites… tudo isto provoca poluição visual e estraga qualquer template bonito que possam arranjar. É importante que o conteúdo dê vontade de consumir e vontade de partilhar, para que o blog tenha cada vez mais seguidores.

 

E pronto, espero que tenham gostado de mais uma edição de #blogging101, fico a aguardar os vossos comentários 😀 Um beijinho ♥

 

 

Na próxima edição de #blogging101: Apps úteis para bloggers OU Como criar conteúdo para o blog? Votem!

 

No próximo episódio de #blogging101…

 
pollcode.com free polls

 

Follow:

2 Comments

  1. 21 August 2016 / 11:16 pm

    Estou a adorar esta série! 🙂

  2. 17 August 2016 / 11:23 pm

    É tão entusiasmente essa fase, a de “montar” o blog! O meu mudou de nome uma vez e de design duas, mas tais alterações resultaram de um processo de melhoramento e aprendizagem, e acho que agora acertei permanentemente. A Etsy é também um bom sítio para adquirir templates 🙂