Decor // Wall gallery

Decor // Wall gallery

As remodelações cá em casa já começaram há muitos meses e embora esteja quase tudo concluído há sempre pormenores que ficam a faltar e que, porque não são propriamente essenciais aos nosso dia a dia, acabam por ficar para trás durante demasiado tempo.

Uma das primeira coisas que comprámos cá para casa foram molduras, tínhamos uma ideia muito estruturada da decoração da sala e do quarto que queríamos fazer com elas e em certa parte até já tínhamos algumas imagens escolhidas. Entretanto o computador onde as tínhamos avariou, sem arranjo à vista, o tempo foi passando e as molduras continuavam vazias.

Mas este fim de semana decidimos meter mãos à obra e concluir o trabalho. Fizemos o download de novas imagens – algumas parecidas ou iguais às que tínhamos escolhido antes, outras diferentes -, redimensionámos de acordo as proporções das molduras onde cada imagem iria ficar, e rumámos à Copianço, uma loja de cópias e impressões de todos os formatos possíveis e imaginários que existe aqui por Lisboa, Santarém e Abrantes.

O resultado final ficou ainda mais giro do que poderia ter imaginado, e não deu assim tanto trabalho. A casa ganhou outra vida e já não vamos terminar o ano com este assunto pendente.

 

inspiracao-galeria-de-parede-2

 

Sei que muitas de vocês adoram este tipo de decoração, e recebi algumas mensagens no fim de semana depois de ter partilhado o resultado final cá de casa. Por isso decidi escrever este artigo para deixar algumas dicas de como podem construir a vossa própria galeria de parede.

 

1. Decidir quantas molduras e em que posições

Há infinitas formas de conjugarem as vossas molduras, mas nesta imagem podem ver algumas sugestões bem giras. Tudo vai depender do espaço que têm e do enquadramento que querem fazer com os objetos que estão por baixo. No meu caso decidi colocar uma prateleira porta-molduras no quarto mas na sala já optei por prendê-las diretamente na parede. O IKEA tem não só molduras de todos os tamanhos como essas prateleiras específicas, tudo material a preços acessíveis e que permitem fazer estas coisas giras sem fugir do orçamento.

 

2. Inspiração para o conteúdo

O Pinterest é sempre o meu melhor amigo no que toca a inspiração para o que quer que seja, e este tema não é exceção. Por lá encontram variadas sugestões de galerias de parede em todos os tons possíveis e imaginários e ainda vários sites com imagens/frases para imprimir completamente grátis. Guardem tudo o que acharem útil para que possam consultar sempre que vos apetecer, sem ter de procurar tudo de novo.

 

3. Combinações

Depois de escolherem quantas molduras, de que tamanho e qual o conteúdo que pretendem, está na hora de começarem a pesquisar efetivamente imagens para testarem as combinações. Eu selecionei várias imagens para cada uma das posições e utilizei o Photoshop para simular a montagem real das molduras. Depois fui colocando as imagens que mais gostava e fui mudando umas e outras para perceber qual a combinação final ideal. Podem optar por utilizar outros elementos para completar a galeria que não sejam só molduras, fica muito muito giro!

 

4. Imagens com qualidade elevada

Se algumas das vossas molduras tiverem tamanhos acima de 13×18, é essencial que pensem na qualidade da imagem que vão levar a imprimir. Se a imagem for demasiado pequena e sem qualidade, ao ampliarem irá ficar toda pixelizada e com um aspeto terrível. Por isso devem procurar bancos de imagens que fornecem as imagens em tamanhos grandes e com muita qualidade e ao cortarem/redimensionarem a imagem para a proporção certa devem mantê-la com a maior dimensão possível, quanto maior melhor qualidade terá e no centro de cópias eles depois ajustam ao tamanho de impressão.

 

5. Papel de impressão

No centro de cópias irão certamente prestar-vos todas as informações relevantes sobre o tipo de papel, mas já agora partilho que no meu caso optei por papel com acabamento gloss para que as imagens pareçam mesmo fotografias. Alguns tamanhos grandes exigiram uma máquina específica, por isso certifiquem-se que o local que escolhem tem capacidade para esse tipo de impressão.

 

inspiracao-galeria-de-parede-4_1

inspiracao-galeria-de-parede-1

inspiracao-galeria-de-parede-3

Follow: