Guia de Lisboa // As melhores praias

Guia de Lisboa // As melhores praias

Há algum tempo que recebo vários pedidos pra começar a fazer um guia de Lisboa. Pessoas que querem visitar a cidade e que gostavam de algumas dicas tanto para uma estadia mais longa como para estadias curtas de um só fim de semana por exemplo. Sozinha confesso que ia ser complicado, mas pedi ajuda ao Zé e juntos vamos criar vários posts da rubrica Guia de Lisboa e dar-vos muitas dicas de o que visitar, o que fazer, onde dormir e o que comer na cidade. Mas como o verão ainda não acabou e ainda estou a sonhar com a tarde de ontem, decidi começar pelas praias.

Para quem viveu toda uma vida a menos de 10 minutos de algumas das praias mais bonitas do país, a mudança para Lisboa nesse sentido foi devastadora. Adoro a cidade, sempre desejei morar num centro cosmopolita, mas não deixo de ser completamente apaixonada por praia. Adoro dias inteiros de sol, areia e sal que terminam em noites quentes a jantar na esplanada… em frente à praia!

Mas este verão descobri que mesmo por aqui não estou assim tão longe de extensões de areia que me fazem feliz, sejam as praias da linha ou as da Costa da Caparica. De carro o mais chato são as filas, por isso optamos muitas vezes por ir de mota o que facilita não só chegar como estacionar sem stress. A partir de Lisboa podem ainda utilizar transportes públicos para chegar a algumas destas praias, o tempo de viagem é um pouco mais longo mas vão descansadas e caso estejam de visita à cidade sem transporte próprio não têm de ver isso como um impedimento.

Ultimamente a nossa praia de eleição tem sido a Praia da Torre, porque é rápido de chegar e apesar de não ser uma praia muito grande conseguimos não ter os pés da pessoa de trás quase na nossa cara.

Na margem sul, e sem chegar às praias da minha cidade natal, gosto especialmente da Praia do Meco, da Praia da Fonte da Telha e da Praia de São João.

Ficando um pouco mais perto, algumas das melhores praias deste lado são a Praia das Avencas, a Praia do Guincho e se tiverem tempo de ir até Sintra, escolham a Praia de São Julião. Têm ainda praias fantásticas na zona da Ericeira, um pouco mais longe mas nada que não se faça.

 

Como chegar

Para a maior parte das praias da margem sul e a norte do Guincho aconselho a terem transporte próprio ou a alugarem um. Isto porque apesar de até poderem existir transportes, vão demorar muito tempo e exigem muitos transbordos.

No caso das praias a sul do Guincho, basta utilizarem o comboio que podem apanhar no Cais do Sodré (linha verde do metro) e sair em Oeiras, Santo Amaro, Carcavelos ou qualquer estação próxima da praia que querem visitar. Este comboio termina em Cascais, onde também encontras duas das praias da linha e uma vila que vale a pena visitar.

No caso das praias da Costa da Caparica a solução é apanhar o autocarro 153 (da TST que podem apanhar na Praça de Espanha, acessível através da linha azul do metro, ou em Alcântara perto da ETAR) ou o autorcarro 161 que passa pela Praça do Areeiro e pela Avenida João XXI (respetivamente estações de metro Areeiro e Roma, linha verde) e também junto à ETAR em Alcântara. Provavelmente se apanharem o comboio Fertagus (que parte da estação de Roma-Areeiro e tem paragens em Entrecampos, Sete Rios e Campolide), ao sairem na estação do Pragal (a primeira logo após a ponte) têm autocarros diretos para as praias.

 

Por isso, se estão de visita a Lisboa com tempo suficiente para verem as maravilhas desta cidade e ainda fazer uns dias de praia, aproveitem estas sugestões 🙂 Se são de Lisboa e têm como praias preferidas outras que não mencionei, deixem as vossas sugestões nos comentários! Um beijinho grande ♥

 

praias em lisboa praia da torre 1

praias em lisboa praia da torre 3

praias em lisboa praia da torre 4

praias em lisboa praia da torre 5

 

Estou apaixonada por toalhas redondas e gigantes! Comprem a vossa na I Love Textile até 31 de agosto e têm 25% de desconto imediato. 
CÓDIGO DE DESCONTO: 25ilovetextile
Follow:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *