Levar refeições para o trabalho

Levar refeições para o trabalho

O tempo já arrefeceu, já se sente o outono a chegar e as férias já terminaram para a maioria. Chegou a altura de voltar à escola, à faculdade, ao trabalho… ou iniciar uma destas atividades pela primeira vez.

Um dos principais desafios quando comecei a trabalhar foi o de levar refeições para o trabalho, porque estava habituada a almoçar sempre em casa ou na faculdade e de um momento para o outro tive de começar a preocupar-me em preparar de véspera o almoço todos os dias para poder continuar a comer decentemente sem gastar fortunas. No momento em que mudei de escritório e fui para um lugar que tinha refeições acessíveis – mas não tão saudáveis assim – acabei a engordar 10kg em poucos meses. Por isso, e para que não vos aconteça o mesmo, vou deixar-vos várias dicas do que podem levar para almoçar todos os dias.
o que levar para o almoço no trabalho 2

O que levar para comer no trabalho

Em quase todos os locais de trabalho existem microondas para aquecer a comida, por isso não precisamos de nos limitar a comidas frias, mas é preciso cuidado porque alguns alimentos não devem ser reaquecidos ou não ficam com qualidade quando o são.

Para o almoço

  • Massa – que pode ser comida fria ou quente, no caso de querermos aquecer convém não cozermos demasiado a massa e adicionarmos molho para que quando for a aquecer não fique ressequida.
  • Frango – no caso de o querermos aquecer o melhor é deixá-lo um pouco mal passado e diminuir a temperatura do microondas para que não fique seco.
  • Arroz – é uma ótima opção mas no caso de ser acompanhado com algo que tenha molho, seja o molho da carne ou feijão por exemplo, devemos levar as duas coisas separadas para que o arroz não absorva o molho e fique completamente mole e sem a mesma textura e sabor.
  • Salada e vegetais – devem sempre ir num recipiente à parte e devem ser temperados na hora. Podemos levar o tempero já preparado noutra caixa ou garrafa pequenas. Se queremos uma salada com vários ingredientes, desde que nenhum necessite ser aquecido podemos juntar tudo, atenção para não juntarmos nenhum ingrediente ainda quente ou as verduras vão murchar.
  • Ovo cozido – não esquecer de o cortar para aquecer, caso contrário irá rebentar.
  • Hambúrguer – devemos seguir as mesmas dicas do frango.
  • Quiche e pizza – podem ser cozinhadas com alimentos saudáveis e ingeridas frias. Outra boa opção é a lasanha ou massas com vários ingredientes e molho, levamos tudo já cozinhado, um recipiente ou saquinho com queijo ralado e colocamos a gratinar na hora no microondas, ficará muito melhor do que aquecer já gratinado.
  • Sandes e baguetes – o pão integral é o melhor nesta opção, não devemos colocar os ingredientes no pão ainda quentes e cuidado com os molhos muito líquidos porque o pão irá absorver e ficar com uma textura estranha.
  • Sopa – muita gente opta por levar sopa para o trabalho, fazendo até sopa no início da semana e congelando logo em doses individuais. É sempre preferível se conseguirmos fazer sopa de três em três dias e comê-la mais fresca do que comer congelada, mas na falta de tempo e paciência esta é uma excelente opção.

Para os lanches

  • Fruta – se for já descascada e pronta a comer melhor, poupa trabalho e sujidade. Se levarmos mais do que um tipo de fruta devemos separá-las para não alterar o sabor, a não ser que seja mesmo salada de frutas.
  • Bolachas em pacotes pequenos – há muitas opções mas a maioria são bolachas de criança, levam quase todas chocolate e têm muitos açúcares, devemos fugir dessas e optar pelas bolachas integrais ou de fibras.
  • Barras de cereais – são rápidas e práticas, mas muita atenção à quantidade de açúcares.
  • Queijo fresco – é uma das minhas opções favoritas, sou capaz de comer um ou dois assim mesmo no prato, sem mais nada a acompanhar.
    Iogurtes líquidos – bem mais rápidos de consumir do que os sólidos e sem necessitar de colher, portanto mais práticos também. Mais uma vez, muita atenção aos açúcares.
  • Gelatina – para comer depois do almoço ou mesmo entre refeições. Podemos fazê-la nós e separar em caixinhas pequenas, ou comprar as embalagens já feitas que são até bastante acessíveis se forem de marca branca.

 

o que levar para o almoço no trabalho 4

O que evitar

  • Fritos – não só por não serem saudáveis mas também porque depois de aquecidos ficam com uma textura e sabor péssimos.
  • Bifes – só se tiverem molho é que ficam saborosos depois de aquecidos, caso contrário não vale a pena.
  • Puré ou risoto – mais uma vez ficam péssimos depois de aquecidos.
  • Peixe – para além do cheiro que podem deixar nos recipientes, na mala, no frigorífico do trabalho ou até mesmo no microondas, é raro o peixe que ficará bom depois de aquecido.
  • Chocolates e pastelaria – devemos aproveitar o facto de podermos pensar as refeições para o trabalho para evitar comer este tipo de coisas, que normalmente consumimos mais por impulso. Se levarmos os nossos lanches sempre bem preparados e com a quantidade certa não precisaremos recorrer às máquinas de vending nem ao café mais próximo.
  • Sumos – contêm todos demasiados açúcares por isso devemos ficar-nos pela água ou pelos chás.

COMO TRANSPORTAR AS REFEIÇÕES

Para além da questão do que comer, há também a questão de como levar a comida para que mantenha o sabor, a frescura e seja fácil de transportar e de comer. Hoje em dia já há muitas empresas que se dedicam exclusivamente à criação deste tipo de material e até se conseguem coisas por preços acessíveis. Outra opção é recorrer às lojas dos chineses que têm caixas de todos os tamanhos e formatos possíveis e imaginários. Talheres de plástico, descartáveis ou não, também são melhores opções porque pesam menos e são mais práticos.

As embalagens da imagem são todas da SmartLunch – e esta imagem já tem algum tempo, já que foi aproveitada do The Fashion Addicted – e são as que eu gostei mais, mas há inúmeras embalagens de cores diferentes e de formatos diferentes para todo o tipo de comida e todo o tipo de gostos. Há recipientes térmicos, outros que não o são, etc. O melhor mesmo é entrarem no site e verem por vocês próprias, e até podem depois procurar este tipo de embalagens no Ebay, na Amazon entre outros sites onde provavelmente encontrarão coisas com preços ainda mais convidativos.

 

o que levar para o almoço no trabalho 1

1. Sacos de transporte que mantêm a temperatura dos alimentos por 4 horas. Dimensões: 25,5cm x alt 17,5cm x prof 14,3cm
2. Conjunto de dois recipientes e uma colher/garfo
3. Caixa que inclui recipiente mais pequeno para molho, garfo e um separador de alimentos
4. Caixa retângular com três compartimentos e bolsa
5. Caixa redonda com recipiente para molho e bolsa
6. Caixa redonda de salada com bolsa
7. Conjunto de dois recipientes para molhos
8. Recipiente redondo com colher
Follow: