minimalismo_na_beleza

Minimalismo na beleza: resultado final

Bem estar

Lancei a mim própria o desafio a que chamei de “minimalismo na beleza”, o desafio de experimentar vários produtos ao longo das últimas semanas. Nestes 8 anos de blog muitos foram os produtos de beleza/cosmética que se acumularam cá por casa e é bastante comum usar uma semana algo, porque é novo, mas depois regressar simplesmente aos produtos que eu mais gosto e que uso sempre.

Apesar desta casa ser maior do que aquelas em que tenho vivido nos últimos anos, não a quero encher com coisas que não nos fazem falta nem nos fazem felizes. Estou farta de sacos e saquinhos, caixas e caixinhas, com coisas que acho que vou usar um dia mas esse dia nunca chega.

Tenho lido MUITO sobre minimalismo, e há muita coisa que me parece demasiado radical e que não seria o meu caminho para a felicidade. Mas há muitas outras que me fazem sentido, que quero para mim, quero para a minha vida, quero pelo menos experimentar. Depois da roupa, limpeza que deu lugar ao meu armário cápsula, passei para a beleza. Sei que ainda há um longo percurso, neste momento estou a desfazer-me de tudo o que estava efetivamente guardado e portanto não me fazia rigorosamente falta nenhuma. Mas ainda falta livrar-me dos produtos repetidos que tenho a uso e que uso alternadamente com regularidade.

 

Os meus 3 passos para o minimalismo na beleza

Passo 1

Porque tenho carinho pelas marcas ou pessoas que me ofereceram determinados produtos, mandei embora todos os que não me diziam nada e fiz 4 sacos com 4 kits de produtos que uso normalmente durante a semana – podem ver o primeiro kit aqui. Propus-me a usar cada um dos kits pelo menos durante uma semana ou até o produto acabar. Desisti de alguns a meio porque não estavam a funcionar comigo.

Passo 2

No fim de cada semana avaliei os produtos que utilizei. Aqueles que não funcionaram/não gostei ou cujo desempenho foi apenas aceitável, foram mandados embora. Os que gostei, foram guardados até os kits terminarem.

Passo 3

No fim de ter usado todos os produtos por tempo suficiente para perceber se funcionavam comigo ou não e de ter eliminado todos os maus ou assim assim, chegou a altura da última fase: usar cada um dos produtos até ao fim, só passando a outro quando aquele acabar. De lado deixei os meus produtos favoritos, que não fizeram sequer parte da experiência. Esses são aqueles que quero continuar a usar quando todos estes acabarem, mas pode dar-se o caso de encontrar novos favoritos nesta experiência.

 

Resultado: depois de um mês de minimalismo na beleza consegui toda uma porta livre dentro de um armário que servia exclusivamente para acumular produtos; as gavetas da casa de banho estão muito mais vazias e organizadas; só uso produtos que gosto e que funcionam com a minha pele/cabelo. Três metas alcançadas que contribuem para uma casa mais limpa e organizada e corpo e mente mais sãs, dois fatores que contribuem enormemente para a minha felicidade.

Este é um ano de grandes mudanças por aqui. Mudanças de dentro para fora e que estão a ter resultados muito bons, pequeninas conquistas que me têm preenchido. Fiquem desse lado que vou continuar a partilhar tudo o que se vai passando e todas as novas experiências e descobertas.

(Visited 954 times, 1 visits today)

Mais artigos para ti