Guia de Viagem // 2 dias em Leiria

Guia de Viagem // 2 dias em Leiria

Na sexta-feira ao fim do dia deixámos Lisboa e rumámos a 2 dias em Leiria. Já não era uma cidade totalmente nova para mim mas desta vez tínhamos pela frente um fim de semana dedicado a conhecer as principais atrações da cidade, guiados por alguém que sabe as histórias de trás para a frente. Chegámos por volta das 20h30 e nesse dia ficámos pelo hotel TRYP Leiria, jantámos e descansámos para preparar o fim de semana em grande que se avizinhava.

 

Dia 1

Descemos para o pequeno-almoço e depois partimos à descoberta da cidade. Começámos pelaSé de Leiria e seguimos pelas ruelas, passámos pela Praça Eça de Queiroz e seguimos até à Praça Rodrigues Lobo, local onde existem vários cafés e onde estava montada uma tenda de Natal dedicada aos mais novos. À noite esta praça ganha ainda mais vida enchendo-se de gente jovem que ocupa todos os estabelecimentos para um café ou copo com amigos.

Depois de vista esta zona da cidade, seguimos para o Museu de Leiria – que abriu oficialmente a 15 de novembro. Aí pudemos ver uma exposição bastante focada em geologia e arqueologia que conta um bocadinho a história da região. Daí o objetivo era seguir para o Moinho do Papel, que fica mesmo atrás, mas já estava fechado então subimos até à capela da Nossa Senhora da Encarnação. Subir foi um desafio – muito muitos degraus – mas lá em cima temos uma vista panorâmica sobre toda a cidade.

Depois de gastas as calorias foi altura de as repor com um almoço no restaurante Matilde Noca – também com uma vista espetacular – e seguir para uma corrida de karts no Kartódromo de Leiria até ao pôr do sol. Antes do regresso ainda houve tempo para espreitar a igreja do Senhor dos Milagres.

Regressámos ao hotel, jantámos e a noite ainda se prolongou na pista de gelo no Mercado Sant’Ana. Não caí nenhuma fez mas parecia uma pequena girafa acabada de nascer ahahaha. Toda a cidade está decorada com imensas coisas de Natal e tem até um roteiro de “Vila Natal”, mas à noite este espaço atrai a atenção de todos e especialmente da pequenada que se fartou de patinar, cantar as canções que passavam e de brincar junto da máquina que simulava neve.

Para aquecer depois de tanto gelo deliciei-me com um chocolate quente num dos cafés da Praça Rodrigues Lobo e regressei ao hotel para descansar e preparar para mais um dia.

2015-12-07-07.07.10-2
2015-12-07-07.07.09-1





cidade-de-leiria-4

cidade-de-leiria-5

cidade-de-leiria-5

Dia 2

Acordámos ainda mais cedo e depois de mais um fantástico pequeno-almoço partimos para oCastelo de Leiria. Já lá tinha estado algumas vezes e adoro. Em geral adoro castelos e não consigo deixar de pensar na época em que eram utilizados, e até de imaginar alguns cenários.

Antes de regressarmos à capital – regresso que estava marcado para a hora de almoço – ainda houve tempo para uma visita ao M|i|MO, o Museu da Imagem em Movimento que é dos mais conhecidos na cidade. Todos ficámos deslumbrados principalmente com as máquinas fotográficas e de filmar antigas por lá existentes.

E terminou assim, regressámos ao hotel para resgatar as nossas malas e fizemo-nos ao caminho de volta a Lisboa.

cidade-de-leiria-6

-

Conhecer a cidade com um guia foi maravilhoso e foi muito divertido não só por estar no meio de outras bloggers mas também graças ao nosso motorista. O serviço contratado foi da PerfectPortugal e calhou-nos o senhor Paulo Sequeira, que para além de um profissionalismo incrível é dono de um sentido de humor muito peculiar que nos deixou a todos super divertidos.

Uma das coisas que todos comentámos foi a luz maravilhosa e a organização da cidade, super limpa e super cuidada. Se nunca visitaram Leiria, aproveitem este pequeno roteiro e passem por lá 🙂 ♥

Follow: