Travel Guide // Santorini

Places&Travels

Viajar é um daqueles desejos que se intensificam com a idade. Não sei como foi convosco, mas durante a minha adolescência não tinha grandes objetivos de viagens. No entanto, depois de entrar na faculdade, comecei aos poucos a pensar de outra maneira e a ter cada vez mais desejo de conhecer o mundo inteiro.
São cada vez mais os bloggers que se dedicam exclusivamente a viajar, seja porque são jornalistas e fazem das suas viagens o seu trabalho, escrevendo sobre lugares e vendendo as suas reportagens, ou sejam apenas pessoas que largaram tudo e se aventuraram pelo mundo, relatando a aventura num blog e acabando por conseguir lucrar com isso.

Eu, que sou blogger há algum tempo, sei que apesar de isso parecer uma vida de sonho a verdade é que também não é tarefa fácil andar sempre com a casa às costas e em todos os lugares que se visita no lugar de se estar a relaxar e desfrutar está-se muitas vezes a trabalhar para obter a melhor fotografia, a lutar contra condições adversas de luz, clima e enquadramentos, a pensar em todos os pormenores para manter a qualidade a que se habitua os leitores. Não é o mesmo que estar sempre de férias, longe disso, mas deve ser um trabalho fascinante ainda assim.

Os sonhos das viagens não ficaram de lado, nem com este presente a caminho que nos vai ocupar muito tempo, mas pelo menos até meio do próximo ano não devo embarcar em (mais) nenhuma grande aventura.

Ainda assim, e porque sei que desse lado também adoram este tema, decidi escolher um destino por mês e procurar informação sobre ele partilhando tudo convosco. Se tanta gente anda por aí a viajar, temos de tirar o melhor partido dessas dicas, certo? Espero que gostem! E se existir algum destino sobre o qual gostassem de ler, basta pedirem nos comentários 🙂

Santorini é um destino aqui mesmo à mão mas que ainda não calhou na rota. As fotografias são incríveis e se há lugar, sem mostrar praia, que personifica o verão é sem dúvida esta ilha grega. A nossa “guia” de hoje é a Angela do blog Sunday Chapter que tirou estas fotos incríveis de Santorini e partihou um monte de dicas úteis.

 

 

ONDE FICAR?

As cidades de Santorini

Fira

A capital de Santorini, centro de maior comércio e uma das principais cidades turísticas. Fica localizada no lado ocidental da costa, à beira de uma encosta e voltada para a cratera do vulcão. Fica a 260 metros de altura e tem uma das vistas mais incríveis. Sendo a capital é de lá que partem os autocarros para as restantes ilhas e é onde a vida noturna é mais animada com opções desde bares barulhentos a jardins enormes onde se pode beber cerveja ao ar livre, dicotecas e bares lounge.

Desconto em estadia »

Oía

É a cidade mais pituresca, estende-se por quase 2km e localiza-se no norte da ilha. O entardecer é um dos mais famosos e românticos da Grécia e talvez por essa razão este é o local onde se encontram os principais hotéis de luxo. O seu ambiente é composto por igrejas de cúpulas azuis, ruas estreitas, casas brancas que ilustram a típica arquitetura.

Desconto em estadia »

Imerovigli

Entre Fira e Oía está Imerovigli. Por ser um lugar muito mais calmo e silencioso é ideal para quem quer privacidade e relaxar ao máximo. Não há muita coisa por aqui mas vale a pena pelos pequenos hotéis boutique e alguns restaurantes e lojas. Os visitantes alertam para as reservas de hotéis que dizem ter vista para o por do sol, já que dependendo da localização do hotel a vista é apenas parcial.
Assim como em Oía, é difícil as deslocação de carro por isso neste caso é um local mais aconselhado para quem não quer explorar muito e procura uma opção de estadia mais barata, sem no entanto deixar de desfrutar de paisagens magníficas.

Desconto em estadia »

Kamari

Ao contrário das restantes, esta é uma zona de praias e não de encosta que fica localizada na costa leste da ilha a cerca de 20 minutos de Fira.
Aqui também é possível encontrar preços mais em conta, tanto na hospedagem como nos restaurantes, e uma boa dica é aproveitar os inúmeros restaurantes à beira mar para provar comidas típicas da Grécia.
A zona está muito bem estruturada para turistas, tendo à mão bares, restaurantes, cafés e lojas, mas sendo Santorini uma ilha de origem vulcânica as praias têm areia escura e muito cascalho, o que pode roubar um bocadinho o ar paradisíaco.

 

 

O QUE FAZER?

Visitas e atividades

Saltar de um penhasco em Ammoudi Bay – um local incrível mesmo para quem não quer saltar. E para quem quer aventurar-se, tem aqui a sua oportunidade!

Explorar Pyrgos – Pyrgos é uma vila medieval grega muito tradicional que foi a capital de Santorini até ao início do século XIX. A aldeia está construída em anfiteatro numa colina com uma inclinação de 567 metros e possui uma vista panorâmica deslumbrante.

Visitar as praias – Santorini não é propriamente o local de praia de excelência. As melhores opções são Perissa, Kamari e Perivolos – todas de areia escura – ou Red Beach, uma praia de areia vermelha.

Alugar uma moto 4 – A melhor maneira de contornar a ilha é usando uma moto 4. As estradas são demasiado estreitas para um carro.

Jantar numa taberna grega – São locais tradicionais e têm comida greco-mediterrânea incrível. As melhores podem ser encontradas em Fira e Ammoundi Bay.

Hiking Trail Fira – Demora cerca de 3 horas andando devagar e é mais recomendado fazer este trilho de manhã bem cedo ou ao fim do dia por as temperaturas serem menos elevadas.

Andar de teleférico – A viagem por si só leva um par de minutos mas a vista é completamente avassaladora! Em alternativa também é possível experimentar a viagem de burro colina acima.

 

 

ONDE COMER?

Comida e bebida

Kapari Wine Restaurant – É o lugar que literalmente define o termo “jantar com vista”. Localizado em Imerovigli, o ponto mais alto da ilha, com sorte é possível reservar lugar durante o pôr do sol e desfrutar de uma vista surreal. O staff, a apresentação e a comida em si têm uma qualidade excecional.

V Lounge Cafe & Cocktail Bar – Este é um bar de cocktails fantástico em Fira, mas é recomendável que se faça reserva para conseguir bons lugares. Por lá servem tapas e cocktails criativos num cenário em que é possível vislumbrar a caldeira, o oceano e o vulcão.

Argo Restaurant – Os frutos do mar são fantásticos (principalmente a massa de camarão) mas todos os pratos parecem deliciosos e os preços são muito razoáveis. Mais uma vez, é aconselhável reservar para se conseguir um lugar com uma boa vista.

Dimitris – no porto de Ammoudi Bay encontra-se esta taberna grega à beira-mar onde o linguini de lagosta irá deixar água na boca. Aqui também existem por vezes “noites gregas” com música ao vivo. Diversão garantida.

 

 

Já visitaram Santorini? Deixem as vossas dicas nos comentários!

 

Deixa o teu comentário

comments

READ MORE

Descobrir Lisboa #10 // Lisbon rooftop life
10 April 2017
Travel // Ir de férias com a Airbnb
29 March 2017
Valentine’s Day #3 // Places to go
1 February 2017

Deixa o teu comentário