Truques e dicas de esfoliação + receita de esfoliante caseiro

Truques e dicas de esfoliação + receita de esfoliante caseiro

Esfoliação, um conceito um bocado confuso para algumas, desnecessário para outras e essencial para mim! Seja no verão ou no inverno adoro usar esfoliante com regularidade porque é a melhor maneira de manter a pele mais bonita e de conseguir que fique com um aspeto hidratado. Por isso decidi partilhar com vocês truques e dicas de esfoliação e também os meus produtos preferidos para cada parte do corpo.

 

Para quê esfoliar?

Quem tem a pele seca, calcanhares ou lábios gretados, pelos encravados com regularidade, cara demasiado oleosa, borbulhas… Todas estas realidades incómodas podem ser minimizadas ou mesmo combatidas com a esfoliação. Uma ou duas vezes por semana, o tempo extra que perdemos é mínimo comparado com todos os benefícios que vamos obter para a nossa pele.

Tenho de usar assim tantos esfoliantes diferentes?

Não necessariamente. Há partes do corpo que requerem produtos específicos como a cara e o cabelo, mas os lábios podem ser esfoliados com uma escova de dentes e o corpo pode ser todo esfoliado com o mesmo produto. Se tiverem uma luva esfoliante podem até utilizar os produtos que usam para lavar, para esfoliar a cara e o corpo. É uma maneira mais barata de terem um esfoliante sempre à mão. Não se esqueçam é de lavar bem a luva após utilização, com água quente e sabão, para retirar todas as bactérias e sujidade que possa acumular-se e mantê-la num local que permita secar completamente entre utilizações.

Utilizo esfoliante mas continuo a ficar com borbulhinhas após a depilação

Esta foi uma questão colocada por uma das leitoras. A esfoliação limpa a pele em profundidade e ajuda a que os pelos não fiquem encravados, mas aqueles pontinhos vermelhos após a depilação nada têm a ver com esfoliar ou não esfoliar, são apenas uma reação da pele, por ser uma pele sensível. Normalmente estas borbulhinhas aparecem quando, após a depilação (no próprio dia ou nos dois dias seguintes) apanhamos demasiado sol na zona depilada, água salgada ou com cloro, ou transpiramos nessa zona (acontece muito nas virilhas). O que devem fazer é colocar um hidratante de aloé vera, que ajuda a acalmar a pele, e terem cuidados redobrados nos dias seguintes à depilação.

Esfoliar a cara vai eliminar as borbulhas do rosto?

A maior parte das pessoas que têm borbulhas e pontos negros têm-no devido a uma patologia de acne que tem de ser tratada com medicação adequada. Dependendo do grau e tipo de acne existem tratamentos desde cremes e gel de lavagem até comprimidos, mas deverão aconselhar-se com a vossa dermatologista. No entanto, apesar de tudo isto, usar um esfoliante suave 2 a 3 vezes por semana ajuda a manter a pele mais limpa e portanto a reduzir a propagação da acne. Se já estão na idade adulta e continuam a ter algumas borbulhas, deve-se provavelmente à alimentação, alguns pios hormonais ou limpeza incorreta da pele (principalmente à noite, ao retirar a maquilhagem). Nestes casos o esfoliante tem um papel fundamental e as diferenças são ainda mais notórias.

Tenho sempre os lábios secos, será falta de esfoliação?

Existem três principais razões para lábios secos: ingestão insuficiente de água ao longo do dia (devem ingerir no mínimo 1.5lt de água), falta de hidratação (utilizem duas a três vezes por dia um batom ou creme de hidratação específico para lábios) e falta de esfoliação. Se algum destes fatores falhar, os vossos lábios irão apresentar-se secos e muitas vezes os batons ficam horrivelmente mal porque temos os lábios secos e gretados. Para evitar isto conjuguem estes fatores e notarão a diferença desde os primeiros dias.

 

 

💡DICA – esfoliante caseiro

Para criarem o vosso esfoliante caseiro misturem num frasco de vidro uma parte do vosso creme hidratante diário e açúcar. Podem fazê-lo também com o vosso gel de banho. No entanto deverão utilizar este esfoliante apenas no corpo, pois a pele do rosto é bastante sensível e o grão do açúcar é demasiado agressivo.

Para os lábios misturem açúcar com mel, façam uma massagem, deixem o mel atuar durante 3 ou 4 minutos e retirem. Lábios mais esfoliados e hidratados que nunca!

 

Se tiverem mais alguma dúvida, sobre esfoliação ou sobre os produtos que apresentei no vídeo, basta deixarem nos comentários que responderei o mais rapidamente possível 😀 Deixem também todas as vossas sugestões para novos vídeos! Beijinho ♥

Follow: